top of page
Buscar

Crise da Saúde Mental: Universe Talks Desafia Preconceitos com Professor Dori Santos e Aluna Adriana Guimarães

  • Foto do escritor: alvarodivardin045
    alvarodivardin045
  • 31 de out.
  • 2 min de leitura

O podcast/videocast Universitalks, do Santa Cruz Centro Universitário, dedicou uma edição especial à saúde mental, abordando a importância da psicoterapia e o tabu social em torno do tratamento. A conversa reuniu o professor e psicoterapeuta Dori Luiz Tibre Santos, e a aluna de psicologia e gestora de pessoas, Adriana Guimarães.

O Professor Dori Santos iniciou destacando a urgência do tema, citando que cerca de 30% da população mundial sofre com algum tipo de distúrbio mental. O especialista questionou o preconceito, já que a dor psíquica não é visível como uma fratura física. Ele apontou que a sociedade exige uma autoimagem de sucesso e perfeição, o que gera uma "insatisfação constante" e aprisionamento, pois não há espaço para a fragilidade, que é uma condição humana. O professor enfatizou que a saúde mental se sustenta no autoconhecimento e na capacidade de fazer escolhas, e não na ilusão de ter controle sobre tudo na vida.


ree

Adriana Guimarães, que está em sua terceira graduação e faz parte da primeira turma de Psicologia do Centro Universitário, compartilhou sua experiência pessoal. Ela revelou que buscou ajuda após um cardiologista diagnosticar seu quadro de ansiedade. Adriana confessou que inicialmente tinha o preconceito de pensar: “Eu não vou pagar para alguém me ouvir”. No entanto, o processo terapêutico a ajudou a controlar a ansiedade e a fez se apaixonar pela área. Ela também ressaltou a dificuldade de se expor, algo que o Professor Dori relacionou ao medo da "não aprovação" e da validação externa.

Para o professor, a psicoterapia não é para os "loucos" ou "fracos", mas para instrumentalizar o indivíduo a "suportar a vida" e encontrar soluções para os desafios cotidianos. Ele diferenciou a derrota (algo estanque) do fracasso (algo a ser aprendido e superado), reiterando que lidar com a própria história e assumir o protagonismo da vida é um processo constante e libertador.

 
 
 

Comentários


clarice&machado.png

Espaço de Ideias Clarice & Machado

Universe Talks - Conteúdo para Curtir & Compartilhar

bottom of page